quarta-feira, 19 de março de 2008

Sobre a TV...

Esse blog tem como objetivo comentar e trazer novidades relacionadas a televisão porém, vamos abrir uma exceção.

Ontem aconteceu a aula inaugural da Comunicação da Unisinos com o Zeca Camargo. Após a sua explanação a platéia começou a sessão de perguntas e uma delas foi: O papel da TV é educar ou entreter? Resolvi tratar sobre isso nesse post, pois esta pergunta permanece latente na cabeça dos envolvidos nesse meio de comunicação de massa.
Pois bem, o Zeca respondeu (e eu concordo com a opinião dele) que a TV deve cumprir os dois papéis, entreter e educar. Ressaltou então as matérias feitas pelo Fantástico que falavam de forma inovadora e interessante sobre Filosofia e Física. O apresentador completou ainda: “o telespectador não quer uma lousa na TV”.

Quase no final do encontro, baseada nessa afirmação do Zeca, a professora de “Português para Comunicação”, Cláudia Sepé levantou uma questão sobre a substituição do educador pela televisão e o não cumprimento do seu papel. Zeca explicou que TV vem para somar com a educação da escola, visto que é na academia que se busca por profissionais para tratar de assuntos educacionais na telinha.

Enfim, uma boa questão para debate.


Blog
O Zeca comentou sobre a convergência das mídias com a internet, os blogs que já possuiu e o seu atual no G1. “Já recebi criticas pelos textos longos no blog, mas não existe um formato pra isso, é uma mídia recente e cada um pode fazer da maneira que quiser”. Ele contou ainda que uma vez captou diversas fotos de máquinas de refrigerante e postou no blog porque achava bonito. Inspirado nisso segue abaixo diversas fotos de caretas do próprio Zeca durante a coletiva à imprensa ontem antes da palestra na aula inaugural.


Curiosidades
Sempre fui muito observador e isso me fez perceber algumas coisas sem importância que não percebemos na TV.

- O sotaque de mineiro ainda é muito presente na fala do Zeca.
- Ele é uma das poucas pessoas que conseguem aparecer mais magro na televisão.
- O apresentador fala mais “entende” que o próprio Pelé, dono do bordão.

Um comentário:

Dani Cidade disse...

Este post sobre o Zeca não é nenhuma exceção não Jaques... o Zeca Camargo é um pouco a cara da tevê brasileira, é a cara da Globo nas noites de domingo. Achei a posição dele com relação à educação pela tevê bem coerente... ele não poderia falar nada mais do que isso a partir da posição que ocupa. É complicado se falar em educação na tevê brasileira. A programação não é a ideal... mas é o que a audiência quer... novela, Faustão, BBB.