sexta-feira, 11 de abril de 2008

O que fazer com as manhãs?

Historicamente as manhãs nas emissoras têm como público alvo as donas de casa e as crianças. Programas de variedades, culinária, entrevistas, dicas sobre as tarefas do lar são as características do Mais Você, Hoje em Dia e Bom Dia Mulher. Esse formato parece estar ultrapassado. Um exemplo disso é as diversas mudanças que o programa Mais Você sofreu para reconquistar a audiência perdida. Um recurso que está sendo utilizado é uma interação com o jornalismo da emissora. Informações sobre o trânsito, as últimas notícias da manhã e reportagens sobre fatos marcantes (como o caso Isabella) tem marcado presença nesses programas matinais que até então tinham a culinária como prioridade. Fica visível que a informação está cada vez mais em evidência.

E as crianças?

Já para o publico infantil, muito desenho animado e adeus aos programas educativos. Até o ano passado a apresentadora Xuxa Meneguel, tinha na Rede Globo o TV XUXA. Qualquer criança que parasse na frente da televisão sairia entediada, o programa era cansativo, mas tinha conteúdo. Ele não estava adequado ao perfil das crianças, que hoje estão no mesmo ritmo dos adultos, tudo deve ser muito rápido e dinâmico. Resultado: Pouca audiência e programa fora da grade.

Já no SBT o Bom Dia e Cia. ganhou espaço com desenhos animados que estão sem sintonia com a “criança contemporânea”. É um diferencial é a apresentação feita por crianças que parece dar certo, pelo menos às vezes. No Sábado Animado também do SBT, a menina Maysa de apenas quatro anos de idade, faz do programa o seu momento de recreação, o que gera algumas pérolas presentes no You Tube.

De adaptação em adaptação as manhãs vão ganhando um novo formato. Deixando der ter um público exclusivo, privilegiando a diversidade da audiência. Afinal de contas, alguns homens já aprenderam muito com os ditos programas femininos e muitos adultos ainda adoram ver desenhos.

Um comentário:

::Pensamentos Efêmeros:: disse...

Já faz muito tempo eu vi um programa da Xuxa onde as crianças brincavam com alguma coisa a ver com realidade virtual, usando óculos 3-D e o diabo. Saudade do tempo em que as crianças brincavam de dança das cadeiras no Xou da Xuxa. Mesmo sendo uma época em que ela ainda não era mãe e achava bonito se vestir como uma vagabunda.

Quanto à Maysa, acho ela ótima. Ela é engraçada, irônica e inteligente. É uma criança sem infância, fazer o quê?, mas dá de dez a zero em muitas apresentadoras por aí.

E quanto à informação em evidência, discordo. O que está em evidência é o Ibope. BBB dá Ibope, tá no Mais Você. A fábrica de tragédias Isabella Nardoni dá Ibope, tá lá também. Pra mim isso não é informação. BBB, pelos motivos óbvios. O caso Isabella, por que armar uma força-tarefa na frente de uma delegacia por um habeas corpus e armar um circo em cima disso, desculpa, é o mais puro showrnalismo.

[eu tinha escrito um puta comentário que foi perdido. esse deve ter ficado sem nexo algum]